segunda-feira, 29 de junho de 2015


BAÚ LITETÁRIO - 2015

        Em E.M.Professora Helena Reis Caic II, contando história: Um tesouro a descobrir... "Que maravilha os baús recheados de livros, que as escolas municipais receberam. Que
alegria para mim receber o carinho das crianças!" Completa Luciane Madeira.





CASA DE CULTURA DE VARGINHA
        Hoje a Casa da Cultura amanheceu em festa! Numa solenidade que contou com a presença do ilustre prefeito Antônio Silva, da secretária de Educação, Rosana Carvalho, das coordenadoras da Secreatia de Educação, Paula Renata e Solange Conde, da equipe de produção da TV Princesa e da Rádio Melodia e de todas as diretoras e professoras dos alunos que participaram do 1º Concurso de Maquetes da Casa da Cultura / Museu Municipal, aconteceu a divulgação oficial do resultado desta competição.
       Os alunos de 5º ano da Escola Municipal Antônio de Pádua Amâncio, da Escola Municipal José Camilo Tavares e da Escola Municipal Pedro Reghin foram aclamados e classificados com a 1ª, a 2ª e a 3ª colocação, respectivamente, pelas maquetes da Estação Ferroviária, do Zoológico e da Praça Dom Pedro II (Jardim do Sapo). Os estudantes compareceram em massa nos jardins da Casa e se divertiram com o café da manhã oferecido pela Fundação Cultural de Varginha.
          Os vencedores vão desfrutar de um dia de lazer no Sítio Engrenagem! E as crianças do 1º lugar ganharam, ainda, um kit escolar com caderno de desenho, lápis, borracha e régua, oferecido pela Fundação Cultural. Além disso, todas as professoras que se envolveram com o projeto ganharam um livro, como nosso agradecimento pela participação.
      Agradecemos a presença e a colaboração de todos! Não somente os alunos contemplados com os prêmios merecem aplausos, mas, também, todos aqueles que empenharam seu tempo, dedicação e trabalho árduo ao confeccionar as maquetes que foram inscritas no Concurso. Nossos parabéns pelos lindos trabalhos!




HOMENAGEM ESPECIAL E MERECIDA


         É com muito orgulho que nós, Equipe CAIC II, dizemos que nossa Professora Lucia Natalina Sabino é um destaque, destaque em amizade, sabedoria, competência e muito empenho pela sua profissão.
         "O dia tão esperado chegou, poder homenagear uma pessoa que serviu de inspiração para que eu fizesse a escolha por Pedagogia foi maravilhoso. Quero agradecer imensamente a minha eterna TIa Lucia Natalina Sabino por ter me passado essa imagem de sabedoria e amor pelo que faz. Obrigada!!" -  Monalisa Bonifácio.

 

 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

PROJETO - "O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO"






Duração: 2 meses
Público alvo: Estudantes do Primeiro ano do Ensino Fundamental

Justificativa:
        Tendo em vista a necessidade das crianças de aprofundarem no processo de letramento de uma forma prazerosa e lúdica, resolvemos então, desenvolver o Projeto " Aniversário do Seu Alfabeto", possibilitando assim, uma vivência real e concreta do alfabeto.

Como funcionará
       O projeto foi baseado na obra de Ademir Piedade "O Aniversário do Seu Alfabeto", onde Seu Alfabeto está fazendo aniversário e convida todas as letras do alfabeto para festa.
      As letras então levam um presente que se fazem ser lembradas. Cada presente inicia com uma letra, exemplo: b: boné, c: camisa, etc. No decorrer da festa há muita confusão e,de forma lúdica, aprende-se sobre regras de convivência. A obra estimula a reflexão.

Objetivo Geral:
       Despertar o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das palavras do nosso alfabeto, assim também apresentando o alfabeto de forma lúdica e prazerosa.

Objetivos Específicos:
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças;
  • Estimular a imaginação das crianças;
  • Identificar as letras do alfabeto;
  • Identificar e relacionar a letra incial de cada letra do alfabeto;
  • Perceber a importância das letras para forma palavras;
  • Estabelecer relações entre letra e som;
  • Ampliar o vocabulário.
Avaliação:
       A avaliação será contínua, através da observação diária das crianças quanto suas participações, interesse, desempenho de suas atividades e relacionamento com os colegas.

LITERATURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS - PROFESSORA NEIDE.

HISTÓRIA : O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO.

        Estou muito feliz em realizar este projeto com as turminhas dos 1º anos na Escola Municipal Professora Helena Reis - CAIC II.
        Muito bom proporcionar momentos lúdicos e prazerosos com nossas crianças. Através da história estou tendo a oportunidade de trabalhar com vários gêneros textuais como: Convites, bilhetes,listas de compras,receitas, etc.
        Gostaria de agradecer a minha amiga parceira Carol Pereira pelo apoio!
As crianças simplesmente amaram o Seu alfabeto!
        Obrigada meninas; Lucia Natalina Sabino, Solange Cunha Moreira, Kelly B Gomes e Dalyelle Camargo .
       Quero agradecer também aos pais dos alunos que enviaram delicias para que nossa festinha acontecesse...obrigada!

 




quarta-feira, 24 de junho de 2015

Trabalho 4os. Anos e 1o. IV Ano Van Gogh - 2015


    Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu na Holanda em 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor.

  Começou a atuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte anos, foi morar em Londres e depois em Paris, graças ao reconhecimento que teve. Porém, o interesse pelos assuntos religiosos acabou desviando sua atenção e resolveu estudar Teologia, na cidade de Amsterdã.  Mesmo sem terminar o curso, passou a atuar como pastor na Bélgica, por apenas seis meses. Impressionado com a vida e o trabalho dos pobres mineiros da cidade, elaborou vários desenhos à lápis.

   Resolveu retornar para a cidade de Haia, em 1880, e passou a dedicar um tempo maior à pintura. Após receber uma significativa influência da Escola de Haia, começou a elaborar uma série de trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes. Neste período, suas telas retratavam a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural da Holanda.

   O ano de 1886, foi de extrema importância em sua carreira. Foi  morar em Paris, com seu irmão. Conheceu, na nova cidade, importantes pintores da época como, por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressionismo.  Recebeu uma grande influência destes mestres do impressionismo, como podemos perceber em várias de suas telas

   Dois anos após ter chegado à França, parte para a cidade de Arles, ao sul do país. Uma região rica em paisagens rurais, com um cenário bucólico. Foi neste contexto que pintou várias obras com girassóis.  Em Arles, fez único quadro que conseguiu vender durante toda sua vida : A Vinha Encarnada. 

   Convidou Gauguin para morar com ele no sul da França. Este foi o único que aceitou sua idéia de fundar um centro artístico naquela região. No início, a relação entre os dois era tranqüila, porém com o tempo, os desentendimentos foram aumentando e, quando Gauguin retornou para Paris, Vincent entrou em depressão.  Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha.  

   Seu estado psicológico chegou a refletir em suas obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas 

   No mês de maio, deixou a clínica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de seus trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um hospital, mas não resistiu, morreu três dias depois.

   Principais obras de Van Gogh : Os comedores de batatas, A italiana, A vinha encarnada, A casa amarela, Auto-retratos, Retrato do Dr. Gachet, Girassóis, Vista de Arles com Lírios,  Noite Estrelada, O velho moinho, Oliveiras entre outros.

    O trabalho feito com os  4os. anos e 1o. ano 4 visou mostrar aos estudantes a consonância entre a arte e a aprendizagem concreta. A Professora Lucimeire utilizou a obra "Noite Estrelada" de Van Gogh para introduzir o conteúdo de linhas retas e linhas curvas e também "Os Girassóis". Com o intuito de mostrar ás crianças a capacidade de abstração, a professora utilizou a técnica do barbante. Confeccionou lindos trabalhos com seus alunos e presenteou as mães com essas belíssimas obras-primas.





PROJETO DE LEITURA - 2015


PERÍODO: Maio a Dezembro/2015
TURMAS: Educação Infantil ao 5º ano EF
JUSTIFICATIVA:
      Histórias não são feitas apenas de palavras: tem peso, cor, sabor, tem detalhes que não cabem nos limites do texto, mas são tão importantes quanto às narrativas que vêm se repetindo há séculos.
      Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte; entre o real e o imaginário; entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim.
       Partir desse princípio não é apenas uma forma poética de realçar a importância das narrativas fantásticas, das fábulas e de todas as histórias que povoam o universo infantil.
       Ouvir histórias faz com que a criança, aprenda a lidar com seus medos e expectativas. Sentir emoções importantes como a raiva, a tristeza, o medo, a alegria, a insegurança, a tranqüilidade. Vivenciar essas emoções por meio dos personagens auxilia a criança a esclarecer e a lidar com suas próprias angústias, como a morte, a perda dos pais, o preconceito. É através de uma história que se realiza o aprendizado de novos conhecimentos, permitindo às crianças, descobrir outros lugares, outras épocas, outros modos de ser e de agir... .
        Diante disso, constata-se a necessidade de um aprofundamento nas questões referentes à leitura, envolvendo ações de incentivo com políticas públicas efetivas e ações pedagógicas eficazes no âmbito escolar. A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e da opinião crítica do indivíduo. Em uma sociedade letrada, a valorização social de uma pessoa está intimamente relacionada ao seu desempenho leitor e escritor, competência que deve ser garantida durante todo o processo formativo do indivíduo. Assim, espera-se com esse Projeto envolver não só os alunos e professores, mas também, funcionários e familiares. 

 OBJETIVO GERAL:
  • Dinamizar e democratizar o livro literário e seu uso mais amplo, adicionando intencionalidade e metas explícitas ao trabalho de promoção e garantia do direito e do prazer da leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Garantir acesso a bons livros e criar um ambiente rotineiro de leitura.
  • Possibilitar um encontro entre o leitor e a leitura, seu conteúdo, emoções e os sentimentos que lhe provocam.
  • Transformar a leitura em uma metodologia de trabalho constante, presente em todos os setores de aprendizagem.
  • Destacar o papel do professor como mediador da leitura para os alunos com os quais trabalha.
  • Incentivar os pais a se tornarem participantes ativos no processo de leitura de seu (sua) filho (a).
  • Proporcionar uma prática de leitura abundante e diversificada, possibilitando aos estudantes o contato com diversos textos para descobrir suas particularidades e obter deles a informação que requer ou o gosto estético que o faça apreciá-lo como uma obra em si.
  • Favorecer a formação de postura de leitor crítico, capaz de enfrentar a leitura com autonomia, mas que ao mesmo tempo buscará outros leitores para compartilhar o prazer de ler.
  • Articular as experiências que as escolas já desenvolvem em promoção da leitura com os eixos do programa e os conhecimentos sobre a leitura literária na escola, garantindo consistência e qualidade nas ações.
  • Gerar tempos de leitura no interior da sala de aula e em todo ambiente escolar.
  • Incentivar o uso dos recursos tecnológicos para atividades de leitura.
  • Contribuir efetivamente com a socialização, circulação e leitura das obras abrangendo toda a comunidade escolar.
  • Conscientizar sobre a importância da preservação do patrimônio literário. 

    METODOLOGIA:
             A metodologia utilizada pretende potencializar e integrar os eixos essenciais para a promoção da leitura:

    • Espaço de leitura: local ambientado de forma orientada e adequada para estimular a interação do leitor com os vários gêneros e suportes de leitura e com outros leitores. A biblioteca deve ser um lugar especialmente cultuado por toda a sua comunidade. Deve ter um acervo cuidado, atualizado e diversificado, contemplando uma variedade de títulos de diferentes gêneros.
    • Acervo: livros e outros suportes, preferencialmente de literatura, que considerem critérios de qualidade e interesses dos leitores, organizados de forma a propiciar a autonomia na escolha.
    • Mediação da leitura: ação capaz de orientar e promover o desenvolvimento do gosto pela leitura e da cultura leitora na comunidade escolar em que os projetos estão inseridos.


    AVALIAÇÃO
            A avaliação será feita por meio de observações e resultados concretos, ao final do ano letivo, visando delimitar o impacto das ações desenvolvidas nos diferentes segmentos.  
     
     
    AS FOTOS SERÃO POSTADAS POSTERIORMENTE... AGUARDEM!!!

terça-feira, 23 de junho de 2015

COMEMORAÇÃO DO DIA DAS MÃES - 2015


      No dia 05 de maio, a comunidade escolar da Escola Municipal Professora Helena Reis - CAIC II realizou uma homenagem às Mães, preparada com amor e carinho, oportunidade em que gestores, professores, funcionários e alunos recepcionaram as mães e todos os presentes com muita satisfação, fortalecendo o elo entre a escola e a família.

      Mãe... palavra pequena, mais com significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renuncia a si própria, força e sabedoria. Mãe, um dom de Deus!

      Esta festividade sensibilizou todas as mães presentes, com o carinho e mimos recebidos de seus filhos. A equipe escolar realizou apresentações  envolvendo os educandos com a finalidade de aumentar os vínculos afetivos entre mães, filhos e escola.

      Para finalizar esta festividade especial e harmoniosa, houve entrega dos boletins e fichas avaliativas para os pais.

       Deixamos os nossos sinceros agradecimentos à equipe escolar pelo comprometimento de todos e às maẽs que não pouparam esforços para estarem presentes em nossa festividade.




COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA - 2015

              Páscoa é renascimento, doação e celebração da vida. Afinal, ao recordar a história da vida, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo, a data permite que se reflita e aja conforme os ensinamentos perpetuados pelo Filho de Deus, praticando a solidariedade, a doação e a partilha; lutando por um mundo melhor, investindo na fraternidade, e, acima de tudo, amando ao próximo.
             Nesta sexta-feira, 03 de abril, a equipe pedagógica do CAIC II realizou mais uma de suas atividades, desta vez organizaram uma bela festa em comemoração ao dia de Páscoa, que se comemorou no último domingo (05).
             Durante a semana, cada turma teve seu momento de festa, as salas foram enfeitadas de símbolos que retrata a páscoa, além das aulas serem pedagogicamente voltads a essa cultura que conta o verdadeiro significado desta data. Nas salas cada professor buscou a sua criatividade.
         O evento contou com a alegria das coordenadoras pedagógicas, equipe gestora, professores, alunos, e funcionários da escola. A diretora da escola se mostrou muito feliz com o resultado alcançado. “A festa foi muito animada e ficamos felizes em poder proporcionar esse dia de alegria para nossos alunos”, declarou a diretora Gizelda.









Prefeito Antônio Silva participa de lançamento do Programa Municipal de Tecnologia Educacional

 
          Uma iniciativa da Prefeitura de Varginha, através da secretaria de Educação, o Programa Municipal de Tecnologia Educacional foi apresentado nesta manhã de quarta-feira, 27, ao prefeito Antônio Silva, durante solenidade realizada no Escola Municipal Professora Helena Reis -  Caic II,  que contou também com as presenças das equipes pedagógicas da escola e da Seduc e de alunos e pais de alunos que conheceram o projeto que trata da revitalização dos laboratórios de informática das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Varginha.
                 “Chegamos ao século XXI com avanço expressivo no que diz respeito às tecnologias digitais de informação e comunicação. O processo de surgimento de novas tecnologias se acelera, possibilitando novos formatos aos meios de produção, informação e comunicação. Estas questões nos levam a refletir sobre as configurações da sociedade atual e suas interações com as tecnologias e este processo de utilização da tecnologia pela sociedade se reflete também nos sistemas educacionais”, destacou a chefe do Departamento de Ensino da Seduc, Vânia de Fátima Flores Paiva, responsável pela apresentação.
          Segundo ela, como não é possível dissociar sociedade e educação, bem como da escolarização e profissionalização das pessoas que nela vivem, a utilização das tecnologias em instituições educacionais despertou o interesse dos governos na implantação de programas que busquem efetivar o uso destas.
       Neste sentindo, a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, atenta aos avanços deste século, institui o Programa Municipal de Tecnologia Educacional a promoção do uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas escolas municipais urbanas e rurais, buscando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das mesmas.
            A revitalização dos laboratórios de informática da Rede Municipal é o primeiro passo para que o programa seja implementado com sucesso. A partir da revitalização, outras ações serão efetivadas, como capacitação dos profissionais e monitoramento das ações.
            A Escola Municipal Professora Helena Reis – Caic II foi a primeira a receber um novo laboratório de Informática, com 30 novos computadores para atender as demandas de alunos e professores.  Além dela, já foram beneficiados com o programa as escolas Maria Aparecida Abreu e José Augusto de Piava, cada uma com 20 novos computadores e uma sala de informática moderna.
        Em suas palavras Rosana Aparecida Carvalho, secretária de Educação, falou do comprometimento da administração para com a educação, desde início, valorizando profissionais e alunos. “Temos recebido todo o apoio do Prefeito Antônio Silva, e alcançado nossas metas.  A revitalização dos laboratórios de informática nas escolas municipais vai abrir caminhos, horizontes, tudo vai ficar mais fácil”, destacou.
         Também a diretora do Caic II, Giselda Aparecida Pompeu destacou a importância desta iniciativa. “Esse momento que estamos vivenciando é um marco para o engrandecimento da nossa escola e comunidade. Com a revitalização dos laboratórios de informática colocando nossos alunos à gente com novas tecnologias aplicadas em prol do desenvolvimento e qualidade de ensino. Agradeço a Seduc pelos investimentos certeiros nas escolas,  e ao prefeito Antônio Silva pela sensibilidade em possibilitar que se tornem realidade. 
         Já o prefeito Antônio Silva, visivelmente emocionado com o carinho recebido pelos alunos e por todos que ali estavam, mais uma vez reafirmou seu compromisso com a educação. “É através dela que formamos cidadãos conscientes e responsáveis, e  é isso que queremos para nossa cidade, para nossas crianças, jovens e adultos”.





Festa Junina - 2015