PROJETO
DE LEITURA - 2015
PERÍODO:
Maio a Dezembro/2015
TURMAS:
Educação Infantil ao 5º ano EF
JUSTIFICATIVA:
Histórias não são feitas
apenas de palavras: tem peso, cor, sabor, tem detalhes que não cabem
nos limites do texto, mas são tão importantes quanto às narrativas
que vêm se repetindo há séculos.
Histórias
são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte; entre o real e
o imaginário; entre o passado, o presente e o futuro; são elos que
se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem
fim.
Partir
desse princípio não é apenas uma forma poética de realçar a
importância das narrativas fantásticas, das fábulas e de todas as
histórias que povoam o universo infantil.
Ouvir
histórias faz com que a criança, aprenda a lidar com seus medos e
expectativas. Sentir emoções importantes como a raiva, a tristeza,
o medo, a alegria, a insegurança, a tranqüilidade. Vivenciar essas
emoções por meio dos personagens auxilia a criança a esclarecer e
a lidar com suas próprias angústias, como a morte, a perda dos
pais, o preconceito. É através de uma história que se realiza o
aprendizado de novos conhecimentos, permitindo às crianças,
descobrir outros lugares, outras épocas, outros modos de ser e de
agir... .
Diante disso, constata-se a
necessidade de um aprofundamento nas questões referentes à leitura,
envolvendo ações de incentivo com políticas públicas efetivas e
ações pedagógicas eficazes no âmbito escolar. A prática da
leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e
da opinião crítica do indivíduo. Em uma sociedade letrada, a
valorização social de uma pessoa está intimamente relacionada ao
seu desempenho leitor e escritor, competência que deve ser garantida
durante todo o processo formativo do indivíduo. Assim, espera-se com
esse Projeto envolver não só os alunos e professores, mas também,
funcionários e familiares.
OBJETIVO
GERAL:
-
Dinamizar e democratizar o livro literário e seu uso mais amplo, adicionando intencionalidade e metas explícitas ao trabalho de promoção e garantia do direito e do prazer da leitura.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Garantir acesso a bons livros e criar um ambiente rotineiro de leitura.
-
Possibilitar um encontro entre o leitor e a leitura, seu conteúdo, emoções e os sentimentos que lhe provocam.
-
Transformar a leitura em uma metodologia de trabalho constante, presente em todos os setores de aprendizagem.
-
Destacar o papel do professor como mediador da leitura para os alunos com os quais trabalha.
-
Incentivar os pais a se tornarem participantes ativos no processo de leitura de seu (sua) filho (a).
-
Proporcionar uma prática de leitura abundante e diversificada, possibilitando aos estudantes o contato com diversos textos para descobrir suas particularidades e obter deles a informação que requer ou o gosto estético que o faça apreciá-lo como uma obra em si.
-
Favorecer a formação de postura de leitor crítico, capaz de enfrentar a leitura com autonomia, mas que ao mesmo tempo buscará outros leitores para compartilhar o prazer de ler.
-
Articular as experiências que as escolas já desenvolvem em promoção da leitura com os eixos do programa e os conhecimentos sobre a leitura literária na escola, garantindo consistência e qualidade nas ações.
-
Gerar tempos de leitura no interior da sala de aula e em todo ambiente escolar.
-
Incentivar o uso dos recursos tecnológicos para atividades de leitura.
-
Contribuir efetivamente com a socialização, circulação e leitura das obras abrangendo toda a comunidade escolar.
- Conscientizar sobre a importância da preservação do patrimônio literário.METODOLOGIA:A metodologia utilizada pretende potencializar e integrar os eixos essenciais para a promoção da leitura:
-
Espaço de leitura: local ambientado de forma orientada e adequada para estimular a interação do leitor com os vários gêneros e suportes de leitura e com outros leitores. A biblioteca deve ser um lugar especialmente cultuado por toda a sua comunidade. Deve ter um acervo cuidado, atualizado e diversificado, contemplando uma variedade de títulos de diferentes gêneros.
-
Acervo: livros e outros suportes, preferencialmente de literatura, que considerem critérios de qualidade e interesses dos leitores, organizados de forma a propiciar a autonomia na escolha.
-
Mediação da leitura: ação capaz de orientar e promover o desenvolvimento do gosto pela leitura e da cultura leitora na comunidade escolar em que os projetos estão inseridos.
AVALIAÇÃOA avaliação será feita por meio de observações e resultados concretos, ao final do ano letivo, visando delimitar o impacto das ações desenvolvidas nos diferentes segmentos.AS FOTOS SERÃO POSTADAS POSTERIORMENTE... AGUARDEM!!!
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário