quarta-feira, 24 de junho de 2015





PROJETO DE LEITURA - 2015


PERÍODO: Maio a Dezembro/2015
TURMAS: Educação Infantil ao 5º ano EF
JUSTIFICATIVA:
      Histórias não são feitas apenas de palavras: tem peso, cor, sabor, tem detalhes que não cabem nos limites do texto, mas são tão importantes quanto às narrativas que vêm se repetindo há séculos.
      Histórias são pontes; são laços entre o narrador e o ouvinte; entre o real e o imaginário; entre o passado, o presente e o futuro; são elos que se constroem e reconstroem entre seres humanos, em um processo sem fim.
       Partir desse princípio não é apenas uma forma poética de realçar a importância das narrativas fantásticas, das fábulas e de todas as histórias que povoam o universo infantil.
       Ouvir histórias faz com que a criança, aprenda a lidar com seus medos e expectativas. Sentir emoções importantes como a raiva, a tristeza, o medo, a alegria, a insegurança, a tranqüilidade. Vivenciar essas emoções por meio dos personagens auxilia a criança a esclarecer e a lidar com suas próprias angústias, como a morte, a perda dos pais, o preconceito. É através de uma história que se realiza o aprendizado de novos conhecimentos, permitindo às crianças, descobrir outros lugares, outras épocas, outros modos de ser e de agir... .
        Diante disso, constata-se a necessidade de um aprofundamento nas questões referentes à leitura, envolvendo ações de incentivo com políticas públicas efetivas e ações pedagógicas eficazes no âmbito escolar. A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento e da opinião crítica do indivíduo. Em uma sociedade letrada, a valorização social de uma pessoa está intimamente relacionada ao seu desempenho leitor e escritor, competência que deve ser garantida durante todo o processo formativo do indivíduo. Assim, espera-se com esse Projeto envolver não só os alunos e professores, mas também, funcionários e familiares. 

 OBJETIVO GERAL:
  • Dinamizar e democratizar o livro literário e seu uso mais amplo, adicionando intencionalidade e metas explícitas ao trabalho de promoção e garantia do direito e do prazer da leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Garantir acesso a bons livros e criar um ambiente rotineiro de leitura.
  • Possibilitar um encontro entre o leitor e a leitura, seu conteúdo, emoções e os sentimentos que lhe provocam.
  • Transformar a leitura em uma metodologia de trabalho constante, presente em todos os setores de aprendizagem.
  • Destacar o papel do professor como mediador da leitura para os alunos com os quais trabalha.
  • Incentivar os pais a se tornarem participantes ativos no processo de leitura de seu (sua) filho (a).
  • Proporcionar uma prática de leitura abundante e diversificada, possibilitando aos estudantes o contato com diversos textos para descobrir suas particularidades e obter deles a informação que requer ou o gosto estético que o faça apreciá-lo como uma obra em si.
  • Favorecer a formação de postura de leitor crítico, capaz de enfrentar a leitura com autonomia, mas que ao mesmo tempo buscará outros leitores para compartilhar o prazer de ler.
  • Articular as experiências que as escolas já desenvolvem em promoção da leitura com os eixos do programa e os conhecimentos sobre a leitura literária na escola, garantindo consistência e qualidade nas ações.
  • Gerar tempos de leitura no interior da sala de aula e em todo ambiente escolar.
  • Incentivar o uso dos recursos tecnológicos para atividades de leitura.
  • Contribuir efetivamente com a socialização, circulação e leitura das obras abrangendo toda a comunidade escolar.
  • Conscientizar sobre a importância da preservação do patrimônio literário. 

    METODOLOGIA:
             A metodologia utilizada pretende potencializar e integrar os eixos essenciais para a promoção da leitura:

    • Espaço de leitura: local ambientado de forma orientada e adequada para estimular a interação do leitor com os vários gêneros e suportes de leitura e com outros leitores. A biblioteca deve ser um lugar especialmente cultuado por toda a sua comunidade. Deve ter um acervo cuidado, atualizado e diversificado, contemplando uma variedade de títulos de diferentes gêneros.
    • Acervo: livros e outros suportes, preferencialmente de literatura, que considerem critérios de qualidade e interesses dos leitores, organizados de forma a propiciar a autonomia na escolha.
    • Mediação da leitura: ação capaz de orientar e promover o desenvolvimento do gosto pela leitura e da cultura leitora na comunidade escolar em que os projetos estão inseridos.


    AVALIAÇÃO
            A avaliação será feita por meio de observações e resultados concretos, ao final do ano letivo, visando delimitar o impacto das ações desenvolvidas nos diferentes segmentos.  
     
     
    AS FOTOS SERÃO POSTADAS POSTERIORMENTE... AGUARDEM!!!

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