A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora
Ler por ler é atividade para se fazer na escola. Cada vez mais, professores têm valorizado as práticas de leitura em sala de aula. Atividades variadas favorecem a fluência leitora e a compreensão dos textos
O trabalho com leitura parece estar em um novo patamar nas escolas
nos últimos anos. Os professores compreendem a função da leitura em suas
diferentes modalidades: leitura pelo professor, leitura pelo aluno,
leitura compartilhada, leitura para apresentar aos outros. Ler e
apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com
outras leituras, ouvir o que dizem outras pessoas sobre o mesmo texto e
ampliar seu olhar são ações que a escola pode desenvolver com os alunos
em diferentes faixas etárias.
A leitura feita pelo professor
alcançou o "horário nobre" em muitas salas de aula e hoje não é mais
vista como uma atividade sem grande importância, que é realizada se
sobrar um tempinho no final do dia, ou ainda para que seja feita outra
atividade com base nela. A leitura está se tornando uma atividade
central da aula, ocorre diariamente e, com isso, os professores têm
mostrado aos alunos sua importância. As crianças podem conhecer diversos
gêneros textuais, escritores e suas obras, valorizar diferentes estilos
e apreciar textos de qualidade, previamente selecionados pelo
professor, que compartilha com elas os critérios de sua escolha.
A
leitura compartilhada ou colaborativa - aquela em que alunos e
professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e
impressões acerca do que foi lido - tem como finalidade, segundo Kátia
Bräkling, em Sobre a leitura e a formação de leitores, "ensinar a ler,
ou seja, criar condições para que as estratégias de atribuição de
sentido (sejam relativas à mobilização de capacidades de leitura, ou
utilização de determinados procedimentos e desenvolvimento de
comportamentos leitores) sejam explicitadas pelos diferentes leitores,
possibilitando, dessa forma, que uns se apropriem de estratégias
utilizadas por outros, ampliando e aprofundando sua proficiência leitora
pessoal". A leitura compartilhada precisa ganhar mais espaço na escola
com o intuito de dar aos alunos um modelo de leitor (o professor) e
promover o intercâmbio de ideias sobre o que foi lido.
Comentar
sobre o que leu ou ouviu ajuda a atribuir sentido ao texto. Ao ouvir um
conto, notícia ou lenda, o aluno o interpreta com base em seus
conhecimentos de mundo e de outros textos, do que sabe e conhece do
gênero ou do autor, do que antecipou durante a leitura. Quando ouve
outras interpretações sobre o mesmo texto, ele passa a considerar
diferentes pontos de vista e revê os seus, modificando-os, ampliando-os
ou reforçando-os. Considerar o que um colega compreendeu, que caminho
percorreu para chegar àquela conclusão e localizar qual parte da leitura
possibilitou sua análise, ajuda-o a buscar sentido, a entender melhor o
conteúdo e a ampliar sua própria interpretação sobre aquele texto e
sobre outras leituras.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/importancia-leitura-sala-aula-fluencia-leitora-748409.shtml?utm_source=redesabril_novaescola&utm_medium=facebook&utm_campaign=artigo&utm_content=link
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