terça-feira, 17 de maio de 2016


      A professora Alycia Zimmerman, de Nova York, nos Estados Unidos, encontrou uma nova forma de ensinar matemática aos seus alunos: usando Legos. A educadora contou sua experiência utilizando as pecinhas em sala de aula no site Scholastic.
       Alycia dá aulas para estudantes da terceira série do ensino fundamental e considera que aprender frações seja uma das etapas mais complicadas para as crianças. "A única forma que encontrei para combater o receio que eles sentem das frações foi dar aos alunos várias oportunidades de experienciar frações com objetos tangíveis", conta a professora. Dai entram as peças de Lego.
     Veja abaixo algumas das formas como a educadora trabalha com os brinquedos em sala de aula:



http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2015/12/professora-usa-pecas-de-lego-para-ensinar-matematica-aos-alunos.html

segunda-feira, 9 de maio de 2016

ESTUDANDO TANGRAM



        Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos.
     Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A lenda principal e mais difundida a respeito do surgimento do Tangram diz que no século XII um monge taoísta deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas e disse para ele viajar pelo mundo e anotar tudo que visse de belo e depois voltasse. O discípulo ficou tão emocionado com a tarefa que deixou cair o quadrado de porcelana partindo-o em 7 pedaços. O discípulo, tentando reproduzir o quadrado, percebeu uma imensidão de belas e conhecidas figuras feitas a partir das 7 peças. Assim, percebeu que não precisava mais correr o mundo, pois tudo que era belo poderia ser formado pelas 7 peças do Tangram. 
       A professora Viviane Aparecida Venâncio fez com seus estudantes do quarto ano da Escola Municipal Professora Helena Reis - CAIC II uma manhã de muito conhecimento com o tangram. 



PARABÉNS, PROFESSORA VIVIANE E EDUCANDOS... SUCESSO!









segunda-feira, 2 de maio de 2016

Entenda a nova Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência

      A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI – Lei 13.146/15), antigo Estatuto da Pessoa com Deficiência, entrou em vigor no último sábado (2).
    A legislação traz regras e orientações para a promoção dos direitos e liberdades das pessoas com deficiência, porém ainda necessita de regulamentação em alguns artigos.
    Para a superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), Teresa Costa D´Amaral, alguns artigos são autoaplicáveis. Ela também fala da nova definição da pessoa com deficiência: “essa definição foi modificada com a nova lei, no sentido de ampliar quem são as pessoas com deficiência”, diz.
    A nova legislação considera a pessoa com deficiência “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
    Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.