segunda-feira, 31 de outubro de 2016

VIAGEM A SÃO JOÃO DEL REY - QUINTOS ANOS


         A realização deste projeto se deve a construção coletiva do conhecimento e a necessidade eminente de proporcionar  aos nossos alunos aulas mais dinâmicas e criativas e sendo assim não descartamos  a possibilidade de os mesmos conhecer as cidades históricas do nosso estado culminando teoria  e  pratica, uma vez que iremos estar  no centro de onde se fervilha a  memoria barroca dos tempos áureos   e a chance de aprimorar os conhecimento elencando  dessa forma um  passeio cultural no processo ensino aprendizagem.
             Foi um dia proveitoso e maravilhoso! Todos os envolvidos adoraram o passeio e a aprendizagem foi lúdica e prazerosa. 


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O que é o projeto político-pedagógico (PPP)

O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Saiba como elaborar esse documento

 

      Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
  • É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
      Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
  • Missão
  • Clientela
  • Dados sobre a aprendizagem
  • Relação com as famílias
  • Recursos
  • Diretrizes pedagógicas
  • Plano de ação
      Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

      Nosso PPP já está pronto... Logo postarei! Houve a contribuição de todos, feito com as mãos eficentes e o trabalho árduo de toda Equipe.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

PROJETO DA SEMENTE AO FRUTO - PROFESSORA PRISCILLA - PRIMEIROS ANOS

        Este projeto pauta-se na necessidade em criar condições, mecanismos e atividades que permitam aos alunos  ver com outros olhos a natureza, as árvores e as plantas que estão ao seu redor, inclusive no próprio ambiente escolar, visto que, a maioria dos educandos não preserva o meio ambiente por não se sentir tocado, instigado ou curioso, apenas se apropria dos frutos que as árvores produzem, sobe nas árvores ou as utiliza devido à sombra.
A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente, ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação. As crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender, nas trocas sociais com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas.
Durante a execução do projeto ocorrerá em todos os momentos o uso do diálogo para que os educandos sintam-se à vontade para perguntar, participar e criar, pois, é na interação social que as crianças são inseridas na linguagem culta, por meio desta, o ser humano pode ter acesso a outras realidades, pode tornar-se mais crítico, criativo e participativo nas decisões, processos políticos, éticos e, sobretudo, construir um ambiente mais social e autônomo.
“O aprendizado é, portanto, o aspecto necessário e universal, uma espécie de garantia do desenvolvimento das características psicológicas especificadamente humanas e culturalmente organizadas”. (VYGOTSKY, 2002, 87)
Portanto, através deste projeto educativo será pertinente que os educandos a partir de suas experiências culturais possam adquirir novos comportamentos e atitudes frente as questões naturais e através destes conhecimentos poder transmitir às pessoas com quem convivem informações e conceitos sobre preservação e cuidados com as árvores e plantas.
Ao final deste projeto é oportuno que os educandos sejam capazes de realizar escolhas e ampliar seus conhecimentos conforme o desenvolvimento dos recursos individuais e mediante a prática de tomada de decisões. Isso vale tanto para os materiais a serem usados como para as atividades realizadas.
Serão criadas situações em que as crianças fazem suas escolhas entre várias opções, a realização de diversas ações é um processo que visa o desenvolvimento dos educandos e que valoriza a criança para que esta tenha iniciativas, que coordene, que aprenda, organize, brinque, imagine e transforme.