PROJETO DA SEMENTE AO FRUTO - PROFESSORA PRISCILLA - PRIMEIROS ANOS
Este projeto pauta-se na necessidade em criar condições, mecanismos e atividades que permitam aos alunos ver com outros olhos a natureza, as árvores e as plantas que estão ao seu redor, inclusive no próprio ambiente escolar, visto que, a maioria dos educandos não preserva o meio ambiente por não se sentir tocado, instigado ou curioso, apenas se apropria dos frutos que as árvores produzem, sobe nas árvores ou as utiliza devido à sombra.
A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente, ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação. As crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender, nas trocas sociais com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas.
Durante a execução do projeto ocorrerá em todos os momentos o uso do diálogo para que os educandos sintam-se à vontade para perguntar, participar e criar, pois, é na interação social que as crianças são inseridas na linguagem culta, por meio desta, o ser humano pode ter acesso a outras realidades, pode tornar-se mais crítico, criativo e participativo nas decisões, processos políticos, éticos e, sobretudo, construir um ambiente mais social e autônomo.
“O aprendizado é, portanto, o aspecto necessário e universal, uma espécie de garantia do desenvolvimento das características psicológicas especificadamente humanas e culturalmente organizadas”. (VYGOTSKY, 2002, 87)
Portanto, através deste projeto educativo será pertinente que os educandos a partir de suas experiências culturais possam adquirir novos comportamentos e atitudes frente as questões naturais e através destes conhecimentos poder transmitir às pessoas com quem convivem informações e conceitos sobre preservação e cuidados com as árvores e plantas.
Ao final deste projeto é oportuno que os educandos sejam capazes de realizar escolhas e ampliar seus conhecimentos conforme o desenvolvimento dos recursos individuais e mediante a prática de tomada de decisões. Isso vale tanto para os materiais a serem usados como para as atividades realizadas.
Serão criadas situações em que as crianças fazem suas escolhas entre várias opções, a realização de diversas ações é um processo que visa o desenvolvimento dos educandos e que valoriza a criança para que esta tenha iniciativas, que coordene, que aprenda, organize, brinque, imagine e transforme.
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