TEMA: Festa da Primavera
DURAÇÃO: 15 DIAS
PÚBLICO ALVO: Comunidade escolar
TURNO: Matutino e Vespertino
À
medida que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na
natureza, utiliza seus recursos tecnológicos para extrair do meio
ambiente tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não
renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores,que
ameaçam a sobrevivência dos seres.Existem vários fatores que
contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do
solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis,
máquinas, poluição do ar da água e dos solos, destruição da
camada de ozônio e muitos outros.
Este
projeto busca formar o senso crítico na criança, a estimulando
retirar da natureza somente o que é necessário para sua
sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não
pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele.
O
cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive, precisa mudar
sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade,
sensibilidade e respeito.
O
pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, portanto,
devemos formar na criança, a consciência da importância de cuidar
da natureza com cautela, para não utilizar a natureza de forma
desordenada e gananciosa, tornando-se um cidadão responsável e
consciente.
Nós
educadores devemos estimular a construção de uma consciência
crítica dos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É
muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo
como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica frente à
realidade das informações e os valores trazidos de casa ou
veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas
de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse
planetário
APRESENTAÇÃO
O Projeto
Primavera trabalha os eixos
sugeridos pelos Referenciais Curriculares.
Interdisciplinar
integra
os conteúdos, respeitando o processo de construção do
conhecimento.
Linguagem oral e escrita
Traz
situações de aprendizagem orientadas para o desenvolvimento da
capacidade de ler e de escrever com propostas contextualizadas,
riqueza e diversidade textual.
Matemática
Desenvolve
as atividades do pensamento a partir de situações - problema
exploratórias significativas para as crianças.
Natureza e sociedade
Proporciona
uma formação abrangente, cuidadosamente adequada à faixa etária,
planejada para possibilitar descobertas importantes envolvendo as
áreas das Ciências Naturais e Sociais.
Artes visuais
Favorece
o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão e do senso
estético da criança, por meio do fazer, do refletir e da apreciação
de produções artísticas.
Música
Traz
atividades de vivência, percepção e reflexão musical, planejadas
para despertar estimular e desenvolver o gosto pela música.
JUSTIFICATIVA:
A Primavera, tempo de cores, alegria e comemorações possibilita a
criatividade, a investigação e a observação para a realização
de ações em proteção ao meio ambiente.
OBJETIVOS:
a)Conhecer
diferentes histórias para ampliar o vocabulário.
b)Veincular
a Festa da Primavera com os festejos dos 20 anos de fundação da
escola;
c)Desenvolver
a percepção sensório-motora e cognitiva, a coordenação motora,
as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas e
texturas.
d)Despertar
o interesse pela preservação do meio ambiente, atentando para as
formas de vida presentes nele;
CONTEÚDO:
a)Atividades
orais e escritas.
b)Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
c)Brincadeiras;
d)Músicas e Danças;
e)Móbiles;
f)Pinturas, Dobraduras e Recortes;
g)Matérias recicláveis (sucatas);
h)Histórias com fantoches;
i)Confecção de livros;
j)Técnicas de pintura;
m)Máscaras de flores trabalhadas;
n)Argila;
o)Massinha de modelar;
p)Confecção de esculturas em flores;
q)Painéis;
r)Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
s)Apresentações artísticas.
b)Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
c)Brincadeiras;
d)Músicas e Danças;
e)Móbiles;
f)Pinturas, Dobraduras e Recortes;
g)Matérias recicláveis (sucatas);
h)Histórias com fantoches;
i)Confecção de livros;
j)Técnicas de pintura;
m)Máscaras de flores trabalhadas;
n)Argila;
o)Massinha de modelar;
p)Confecção de esculturas em flores;
q)Painéis;
r)Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
s)Apresentações artísticas.
RESULTADOS
A ALCANÇAR:
a)Socializar
os alunos;
b)Enriquecer
o universo cultural
c)Desenvolver
os aspectos cognitivos, físicos, sociais e afetivos
d)Estimular
a criatividade e imaginação;
e)Resgatar
valores;
f)Desenvolver
expressão corporal e artística;
g)Interação
com a família X escola;
h)Trabalhar
a identidade de pertencimento ao ecossistema;
i)Aproveitamento
de materiais recicláveis;
j)Respeito
à Natureza.
CULMINÂNCIA:
Festa
da Primavera com o envolvimento de toda comunidade escolar, com
apresentações artísticas
e de trabalhos realizados. AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: apresentações artísticas; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário